FastLux Persianas - Sofisticação estilizada em cortinas e persianas
Fastlux | Facebook | Twitter | LinkedIn | Skype

Dicas sobre cortinas e persianas

Além de terem função decorativa, itens são imprescindíveis para proteger, dar privacidade e escurecer cômodos.

Cortinas e persianas, além de terem função decorativa, são imprescindíveis para proteger, dar privacidade e escurecer cômodos. Com elas, é possível obter maior conforto térmico e proteger móveis, objetos decorativos, pisos e tapetes da ação nociva do Sol. Casas que são avistadas da rua, apartamentos em andares baixos e apartamentos em prédios com proximidade a outros prédios vizinhos ganham privacidade com a colocação de cortinas ou persianas. Já home theaters e quartos necessitam de cortinas para escurecimento do cômodo.

Em geral, esses acessórios devem acompanhar o estilo de decoração da casa. Cortinas e xales deixam o cômodo mais aconchegante e harmonizam bem em praticamente todos os tipos de ambientes, uma vez que para fazê-las existe uma ampla variedade de tecidos, cores, estampas e tramas. Persianas em madeira, cortinas romanas, cortinas plissadas e rolos também são decorativos, porém se encaixam melhor em ambientes clean e modernos.

“As cortinas devem seguir o estilo do ambiente, mas não obrigatoriamente combinar de forma óbvia”, explica a empresária Paula Coussirat, proprietária da Duetto Decorações. “Muitas vezes, as misturas de referências antagônicas e de tecidos leves com rústicos são interessantes se bem elaboradas e produzem um resultado inovador e cheio de estilo, mas se deve ter cuidado para fazer esse tipo de composição. Em resumo, não há uma regra, tudo depende da decoração, das funções a serem atendidas, do gosto da pessoa e de bom senso”, acrescenta a empresária.

Em casos de janelas com pé direito duplo, muitas vezes torna-se obrigatório o uso de motor para o funcionamento correto dos rolos. Em outras ocasiões (janelas grandes ou lofts), não é obrigatório, porém recomendado, já que para abrir ou fechar a cortina, existem dificultadores de seu manuseio, como altura e peso.

Assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber em seu e-mail nossos informativos, dicas e lançamentos dos novos produtos.
E-mail
Enviar

Associado

ABRAPE - Associação Brasileira de Persianas e Cortinas
© 2011. Todos os direitos reservados.